top of page

Objetivos: Este minicurso tem como objetivo refletir sobre as possibilidades pedagógicas de articulação entre a literatura Afro-Brasileira e os conteúdos da Educação Física escolar, com vistas à proposição de práticas antirracistas que valorizem as culturas afrodescendentes desde a Educação Infantil. Por meio da mediação de obras literárias, pretende-se explorar práticas corporais relacionadas a jogos, brincadeiras, danças, lutas, e outros, promovendo aprendizagens significativas ancoradas na diversidade cultural brasileira.

Metodologia: A proposta será desenvolvida na forma de uma oficina formativa, composta por atividades teóricas e práticas. A metodologia está estruturada em torno de dois eixos principais: a leitura de obras infantis Afro-Brasileiras escritas por autores negros: serão apresentados e lidos coletivamente trechos de algumas obras como Amoras (Emicida), De Passinho em Passinho (Otávio Júnior), O Mundo no Black Power de Tayó (Kiusam de Oliveira); discussão pedagógica e vivências práticas dos conteúdos corporais: para cada obra literária, será realizada uma análise de possíveis articulações com conteúdos da Educação Física, seguida de vivências concretas com os participantes. Exemplos incluem: Dança a partir do livro De Passinho em Passinho, Ginástica: com O Mundo no Black Power de Tayó, explorando práticas de equilíbrio, consciência corporal, força e ritmo, entre outros. Debater questões relacionadas à identidade, autoestima, ancestralidade e respeito às diferenças. As vivências corporais inspiradas nessas obras visam fortalecer o vínculo das crianças com seus corpos e suas histórias.

Público-alvo: Estudantes e profissionais da educação interessados em desenvolver práticas pedagógicas antirracistas com foco na corporeidade.

Cultura Afro-Brasileira, Educação Física escolar, Relações Étnico-Raciais, Corporeidade.

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

© 2026 Coloquio de Raza e Interseccionalidades. Creado con orgullo con Wix.com

bottom of page