top of page
Este minicurso tem como objetivo oferecer subsídios teóricos e práticos para que educadoras e educadores reflitam sobre os limites e as possibilidades da implementação da Lei nº 10.639/03 no currículo escolar, a partir de uma abordagem crítica e decolonial. Busca-se tensionar o cânone literário, identificar práticas pedagógicas que reforçam a “ilusão de inclusão” e propor estratégias de ensino que promovam justiça cognitiva e racial no cotidiano escolar.
A proposta articula exposição dialogada, análise crítica de materiais didáticos e experiências escolares, leitura de trechos de autoras/es negros contemporâneos, além da proposição de atividades práticas a partir da perspectiva da escrevivência e dos cinco princípios para práticas pedagógicas decoloniais. Será um espaço de formação, escuta e partilha, com ênfase na construção coletiva de propostas aplicáveis às realidades das escolas públicas.
Público-alvo:
Professoras/es da educação básica e da educação superior, formadoras/es, pedagogas/os, estudantes de licenciatura e demais profissionais da educação interessados na construção de práticas antirracistas e decoloniais em contextos escolares.
educação antirracista, decolonialidade, currículo, práticas pedagógicas
bottom of page


