top of page

A Lei 10.639/03, fruto das reivindicações do Movimento Negro Brasileiro, tem o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização da história e cultura de África, dos africanos e dos afro-brasileiros nos ambientes escolares. Uma das implicações dessa lei foi estabelecer uma base legal robusta para uma mudança na narrativa educacional brasileira, especificamente na matemática, possibilitou incluir perspectivas africanas no ensino de matemática.

Embora a Matemática seja uma ciência que oferece um campo fértil para a promoção e inserção da diversidade étnico racial em ambientes escolares (COPPE, PIRES e ALMEIDA, 2022; GONÇALVES, 2020; SANTIAGO, 2022), ainda existe uma carência nas aulas de uma abordagem pela perspectiva das questões étnico raciais e do antirracismo.

Em nossa experiência no Coletivo Ondjango Asili – África e Matemática, como parte do projeto de extensão “Jogos africanos no ensino de matemática” da UFBA, constatamos que a utilização de artefatos arqueológicos, elementos culturais e jogos de tabuleiros originários do continente africano resulta ser um mecanismo eficiente na inclusão da temática História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no Ensino de Matemática.

Nessa perspectiva, o objetivo deste minicurso é, partindo do símbolo adinkra Nkyinkyim, que simboliza iniciativa, dinamismo e versatilidade, apresentar possibilidades de implementação da Lei 10.639/03, no contexto do ensino de Matemática, com a iniciativa de descolonizar os saberes e propor dinamismo e versatilidade em atividades educacionais, utilizando elementos culturais, artefatos arqueológicos e jogos de tabuleiro, todos de origem africana.

A metodologia adotada será de apresentação de experiências que conectam cultura africana e a Matemática, associando elementos e estratégias de jogos ao ensino de Matemática, explorando diferentes assuntos do currículo escolar, instigando a curiosidade nos participantes. Também estabeleceremos, com os participantes, esquemas que permitirão colocar em prática os ensinamentos do minicurso.

Público alvo: Estudantes, professores, pesquisadores de matemática, ciências e áreas afins.

Ensino de matemática, jogos africanos, lei 10.639/03, matemática afrocentrada, símbolos adinkra.

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

© 2026 Coloquio de Raza e Interseccionalidades. Creado con orgullo con Wix.com

bottom of page